A Terapia Ocupacional tem como objetivo ajudar as pessoas que apresentam dificuldades físicas, sensoriais, cognitivas e/ou sociais a conquistar independência e autonomia em atividades cotidianas que precisam ou querem fazer.

O terapeuta ocupacional realiza uma avaliação do desempenho ocupacional, reconhecendo potencialidades e dificuldades nas atividades e traça um plano terapêutico singular, buscando desenvolver habilidades específicas, adaptar o ambiente e/ ou a atividade, para assim melhorar o desempenho ocupacional. O processo terapêutico é único, mas o objetivo de melhorar a participação social do indivíduo, promover saúde e bem-estar é comum.

Em especial no atendimento às crianças, o terapeuta ocupacional irá avaliar as atividades de autocuidado, o brincar, atividades escolares e participação social, e habilidades importantes para desempenhá-las. O profissional tem como parceiros as famílias, professores, e outros profissionais para garantir uma rede de apoio sólida e ambiente saudável a crianca atendida.